Você precisa ler: “A Garota Que Você Deixou Para Trás”!

 img_1778 (2).jpg

“A garota que você deixou para trás” é um livro que se divide em duas histórias e em dois tempos distintos, mas que acabam se esbarrando pelo caminho. A primeira se passa em 1916 (época da Primeira Guerra Mundial), na França; e a segunda em 2006, em Londres. Como elas se encontram? Vem comigo…

img_1783 (2)

Sophie levava uma vida “tranquila” com seu marido, Édouard Lefèvre, em Paris, mesmo que a renda não fosse das maiores e eles tivessem que viver cobrando as pessoas. Isso até o início da Primeira Guerra Mundial, quando o mesmo teve que servir ao exército pelo seu país. Ao se ver sozinha, ela volta para sua cidade natal, St. Péronne, para cuidar, junto com a sua irmã Hélène, do hotel de sua família, e de seus sobrinhos que ficam sem o pai (seu cunhado), também chamado pelo exército.

As duas se desdobravam para conseguirem o mínimo de alimento necessário para elas e as crianças. O exército alemão já havia invadido as cidades do interior, tomavam posse de pertences  dos moradores, invadiam suas casas e puniam, sem dó, quem consideravam passar dos limites. Eles colocavam toque de recolher e decidiam quais estabelecimentos se encarregariam de alimentar e abrigar seus soldados.

Quando um novo Kommandant surgiu na cidade logo foi surpreendido pela coragem de Sophie em encará-lo e também pela beleza da mulher, de alguns anos atrás, que se encontrava em um quadro na parede do hotel (pintado pelo marido dela). Tal encantamento levou com que o homem as obrigasse a servir refeições a seus soldados e com que se aproximasse dela.

Ao receber uma carta que dizia que seu marido havia sido levado a um campo de concentração e com a aproximação com aquele poderoso homem, ela pensou em um jeito de salvar seu amor e teve que fazer uma escolha, mas não sabia a que consequência seus atos poderiam levá-la…

img_1787 (2)

90 anos depois, em Londres, encontra-se Liv Halston. Viúva de um renomado arquiteto. A ex socialite que levava uma vida sem preocupações com o marido, agora vive com telefonemas de cobranças do banco e tenta sobreviver com os poucos trabalhos que surgem para ela. Isso até sua vida virar de pernas para o ar, da noite para o dia, literalmente.

5 anos após a morte de seu marido, quando percebe que ninguém mais se recorda, decide se arrumar e sair para a noite. Ela acaba bêbada, com sua bolsa roubada no bar de uma balada gay. E é aí que conhece Paul, irmão do bartender. Sem dinheiro ou documentos, Paul a convida para ficar em sua casa até amanhecer.

Paul trabalha em uma empresa que busca obras antigas pertencentes as famílias que foram roubadas durante as guerras. Ele recebe um pedido da família Lefèvre que busca um quadro intitulado “A garota que você deixou para trás” que supostamente estaria no apartamento de um empresário no Centro de Londres.

E é aí que as histórias de Sophie e Liv se cruzam.

Gosto dessa variação de épocas durante todo o livro. Os detalhes e como a autora descreve os acontecimentos faz com que viajemos de um tempo à outro em um virar de páginas. É uma história que prende o leitor, já que as conclusões do que aconteceu nos dois períodos só ocorre realmente nas últimas folhas. Fatos e personagens antigos vão surgindo de forma surpreendente até a solução do caso e da vida dos personagens.

O livro foi bastante elogiado por vários meios de comunicação, como a Publisbers Weekly que o achou “um livro cativante” e a Los Angeles Times que define como “uma história de ousadia, determinação  e perspicácia”. Eu concordo com o Library Journal que diz ser “um livro difícil de largar”.

img_1790 (2)

Esperam que leiam e gostem! Se você já leu, deixa aí nos comentários sua opinião, amo conversar sobre livros!

Me encontrem aqui também:

Facebook  Instagram  Twitter  

Beeeijos!

 

Anúncios

6 comentários sobre “Você precisa ler: “A Garota Que Você Deixou Para Trás”!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s