Projeto PUVMS: Diet ou Light?

achocolatado-magro-light-300g-lowçucarll

O Blog nunca teve um tema específico. Apesar de começar com o intuito de divulgar meus textos a fim de que encontrasse pessoas que pudessem se identificar, eu acabei introduzindo outros diversos assuntos que são postados aqui diariamente e se tornou praticamente meu diário, o espaço onde posto e falo sobre tudo o que gosto. Mas, em toda a minha vida, eu nunca imaginei que em algum momento pudesse falar ou compartilhar coisas sobre o assunto que vem a seguir: Vida saudável!

Confira outros assuntos já discutidos no blog:

Projeto: Por Uma Vida Mais Saudável! Projeto PUVMS: Por que EU ESCOLHI essa vida?  Projeto PUVMS: Motivos para comer de 3 em 3 horas e beber água o dia todo! ↠  Projeto PUVMS: 6 Alimentos que ajudam a acelerar seu metabolismo 

Desde que era pequena sempre escutava que precisava procurar alimentos diet ou light para a redução de peso (que era apenas o que eu visava naquela época), mas eu só fui entender realmente como esses produtos funcionam nas aulas de Nutrição e Vegetariana e Dietética, que tive na faculdade, quando cursava Gastronomia. E é sobre a diferença entre esses dois tipos que iremos conversar hoje.

DIET!

482951kk

Muita gente se engana com a composição e as funções de produtos diet, associando eles à diminuição de calorias e perda de peso. Se você acha que comendo esse tipo alimento está ingerindo uma quantidade bem menor de calorias, saiba que muitas vezes está se alimentando de algo até mais calórico do que o convencional.

Os alimentos diet são direcionados à pessoas que não podem consumir determinados componentes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio e passam a ter uma dieta restritiva. Alguns deles são os diabéticos (restrição à açúcar) e os hipertensos (restrição ao sódio).

Nesse caso, esses componentes são substituídos (como o chocolate, que troca-se o açúcar por adoçante) ou eliminados totalmente, mas para que isso seja possível, sem alterar a consistência do produto, outros componentes são adicionados em maior quantidade. Então, muita vezes tira-se o açúcar, mas sódio e gordura complementam a receita, deixando igual ou maior o valor calórico, comparado à produtos convencionais.

LIGHT!

achocolatado-magro-light-300g-lowçucarll

Esses, sim, são produtos que visam a perda de peso e uma vida mais saudável! Eles têm que ter, por lei, a redução de NO MÍNIMO 25% de suas calorias totais ou de algum componente, abaixando o valor energético. Devendo ter 40kcal/100g os sólidos e 20kcal/100g os líquidos.

Enquanto os alimentos diet são direcionados a um público exclusivo,  os light só têm restrição a esse determinado grupo, que não pode ingerir algum dos ingredientes compostos.

Lembrando que só há a perda de peso se os produtos reduzirem significantemente o teor energético e desde que não haja o consumo em excesso, pois isso faz com que calorias sejam acumuladas, somando um valor energético igual ou maior que o produto original (não-light).

Os dois tipos de produto devem ter informações em seus rótulos, principalmente os diet, que carregam uma exigência da ANVISA contendo alertas como: “Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico”; Glicose, frutose ou sacarose; “Contém fenilalanina”; “Contém glúten” ou “Não contém glúten”. Em produtos light não é exigida nenhuma informação em especial, mas deve mostrar onde está havendo a redução do valor energético.

Lembrando que: não sou nenhuma profissional da área e estou aqui única e exclusivamente para dividir minhas experiências com quem possa se identificar ou esteja precisando de algum incentivo, assim como eu, que tive a ideia de criar esse espaço justamente para ter uma motivação a mais.

Vocês também podem me seguir nas redes sociais:  Facebook ↠ Instagram ↠ Twitter  

Sugestões serão sempre muito bem vindas!!!

Beeeijos

Anúncios

5 comentários em “Projeto PUVMS: Diet ou Light?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s