Não abuse, cuide!

large (

Saia, short, vestido, decote ou calça colada. Nada justifica uma invasão. Na escola, na igreja, na balada ou na rua. Não há segurança prevista. Por um estranho, um conhecido ou até mesmo um familiar. Ninguém está impune. Estejam um, dois, três, trinta ou sessenta participando. O crime é o mesmo. Acordada ou dopada. Toques, palavras, puxões ou penetração. Tudo é abuso.

Quando te assediam na rua, é abuso. Quando te puxam na balada, é abuso. Quando te forçam a beijar (ou transar), é abuso. Quando acham que têm o direito de mandar no que você usa ou não, que podem definir se você “merece” ou não, está “pedindo” ou não, apenas pela sua escolha na hora de se vestir, é abuso. Quando passam a mão em você sem o seu consentimento, é abuso. Só de te olharem como um objeto sexual, é abuso. É machismo, sim. E pior: machismos soltos por mentes femininas, em muitos casos.

Mentes femininas que estão acostumadas a aceitarem tudo. Mentes femininas que, muitas vezes, sofrem abusos diários sem perceberem que sofrem e continuam propagando essa ideia.

Quando uma mulher julga a outra pela roupa que usa ou pela forma que costumam se portar, as chamando de nomes impensáveis, estão propagando essa ideia. Quando as criticam pelo número de caras que já ficaram, estão propagando essa ideia. Quando julgam saber seu caráter pelo tamanho da sua saia, estão propagando essa ideia. Quando vêm atos abusivos ou passam por eles sem denunciar, estão propagando essa ideia.

São pequenos comentários, breves piadas, atitudes “na brincadeira”… Detalhes que ajudam a firmar uma cultura que existe há milênios, crimes que são tratados com uma naturalidade que não deveria existir. E é necessário que uma pessoa sofra o suficiente para derramar lágrimas por todo um país para que olhos sejam abertos e atitudes sejam tomadas. Uma, mas que representa todas as outras que não ganham voz e não são tratadas com a seriedade que deveriam.

Enquanto eu escrevo, 3 pessoas já foram abusadas no Brasil. 3 seres humanos que perdem aos pouquinhos sua humanidade, vendo a fé, a esperança, o amor e a compaixão irem embora. Vivendo à base de traumas e medos que poderão seguir até o fim de suas vidas.

Não “cante”, elogie. Não puxe, acaricie. Não grite, mande, chantageie ou obrigue, confie. Não traumatize, crie boas lembranças. Não bagunce a vida de alguém de forma tão brutal. Não machuque. Não veja como um objeto. Seja mais humano.

E que a justiça seja feita, porque, infelizmente, enquanto um caso é repercutido durante dias em rede nacional, outras centenas de vítimas são abusadas.

É revoltante. É triste. É desumano.

Dói.

Nayara Rosolen

Anúncios

10 comentários sobre “Não abuse, cuide!

  1. […] Dito tudo isso, vale reforçar que não importam as circunstâncias: ter o corpo, a privacidade e a vontade própria violados caracterizam sim estupro e precisam de providências. Por isso, para denunciar ligue 801! Algumas das minhas amigas, aqui da interwebs, falaram disso nos seus bloguinhos. Passa lá pra ler mais sobre o assunto: 30 contra todas! Eu sinto empatia com a dor dela você, não? Não abuse, cuide! […]

    Curtir

  2. Oi, Nayara!

    Amei o texto, maravilhoso!
    Quanto mais mulheres forem educadas, quanto mais conhecerem o Feminismo, quanto mais forem informadas… Menos reprodução do machismo haverá. Por isso, é tão importante falar de assuntos como esse!
    E o pior de tudo, é como você bem colocou… Enquanto um ou outro é noticiado, milhares são abafados. Silenciados. Omitidos.
    Os agressores não são “apenas” esses 33 homens; é uma cultura inteira, contra todas nós. E realmente… Dói. Dói muito. Ainda mais quando se sabe que, a cada 5 mulheres, 1 será estuprada.
    E quando a culpa sempre recai para tudo e para todos, menos para o culpado.

    Falei um pouco sobre isso lá no Blog:

    https://devaneiosdalua.wordpress.com/2016/05/28/a-humanidade-e-desumana/

    Sucesso! Adorei o Blog! ❤

    XOXO,

    Marcela Carvalho.

    Curtido por 1 pessoa

    • Muuuito bem dito, Ma!!! Bom seria se todos pensassem dessa forma e fizessem valer a lei… Uma pena que ainda nos encontramos tão atrasados! Mas feliz por tantas pessoas estarem expondo a opinião e conscientizando aquele que ainda se encontram calados!
      Muito obrigada pelo carinho!! ❤
      Beeeijos

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s