3 Peças de Comédia!

E aí, galera, como tem sido a semana de vocês?

Como muitos sabem há uns 3 meses eu comecei o curso de teatro que eu tanto queria. De lá pra cá aprendi muitas coisas (tem sido uma experiência incrível, inclusive contei alguns detalhes em um post lá no 7s), e dentre elas foi: ler peças. Por incrível que pareça, eu que vivo lendo tudo o que vejo pela frente, nunca tinha lido qualquer peça e, querendo ou não, é uma outra leitura. Diferentemente de um texto ou uma história normal onde geralmente ocorre o relato dos fatos, em um texto de teatro a gente encontra as “ações” que devem ser representadas pelos atores e algumas delas são uns belos bifes (trechos grandes do texto), como diria minha diretora. Essa provavelmente é a maior diferença e pode até ser estranho no início, mas depois a gente acaba se envolvendo e nem percebe mais.

Para realizar nossa peça que será apresentada no final do ano, tivemos que ler algumas peças para ir conhecendo e nos adaptando. São histórias de comédia, escritas por famosos dramaturgos, mas que além da graça, tem o objetivo de nos fazer refletir sobre várias questões que acontecem ao nosso redor. O que mais me chamou a atenção foi que mesmo depois de tantos anos, elas infelizmente ainda retratam a nossa realidade, por isso achei interessante dividi-las com vocês:

🎭 O Bem Amado – Dias Gomes

Esse nome lhes remete a alguma coisa? Hahaha Sim, é a mesma história do filme e da novela exibida pela Globo.

Odorico Paraguaçu é um nobre cidadão muito preocupado com a situação de sua amada Sucupira, no litoral baiano, que não tem um único pedacinho de chão para enterrar seus próprios habitantes.  Acompanhando essa realidade arrasadora, promete construir um cemitério na cidade caso seja eleito nas próximas eleições… E é exatamente isso que acontece. E o tal cemitério é construído em sua gestão, a despeito dos rombos no orçamento e outros sacrifícios que precisa fazer “pelo bem do povo”.

Promessa de campanha cumprida, problemas na administração ignorados… Tudo estaria bem se não fosse por um único detalhe: mais de um ano se passou e o cemitério ainda não foi inaugurado – por falta de defunto! E Odorico tenta de tudo – mas de tudo MESMO – para consertar esse pequeno problema, já que a maior realização de sua gestão tem sido alvo constante de críticas da oposição e está começando a incomodar a todos.

🎭 O Santo e a Porca – Ariano Suassuna

Essa é, na minha opinião, a peça mais divertida das três. Caroba faz a maior confusão.

A peça conta a história de um velho avarento conhecido como Euricão Árabe. O protagonista é devoto de Santo Antônio e guarda as economias de toda a vida numa porca de madeira. Ao receber uma carta de Eudoro dizendo que este iria lhe privar de seu mais precioso tesouro, Euricão fica apreensivo achando que Eudoro irá pedir o dinheiro da porca. Caroba, a empregada da casa, entende a situação: o tesouro à que ele se refere é Margarida, filha de Euricão. O fazendeiro deseja casar-se com ela.

Margarida namorava escondido Dodó, filho de Eudoro, Caroba aproveita a situação para arranjar um dinheiro e casar-se com Pinhão, seu noivo. A empregada planeja casar Margarida com Dodó, e Benona, irmã de Euricão, com Eudoro, pois os dois haviam sido noivos no passado. Primeiro ela inventa que Eudoro irá pedir a mão de Benona em casamento, depois se aproveita do medo de Euricão de perder seu dinheiro e combina com ele uma comissão para ajudá-lo a tirar 20 contos de Eudoro. 

🎭 A Revolução na América do Sul – Augusto Boal 

Confesso que essa foi a peça mais difícil de ler, ela se torna um pouco cansativa, mas vale a pena pela mensagem que traz.

Carregada de metáforas, retrata o desemprego, que serve de pano de fundo para outros temas: ineficiência política, corrupção, caos social. A trama gira em torno do anti-herói José da Silva, um operário, que perde o emprego e inicia uma eterna luta para conseguir alimento. Após uma frustrada tentativa de revolução na fábrica, José da Silva inicia sua busca passando por hospital, cadeia e Congresso Nacional até que, enfim, campanhas eleitorais dão forma a seus sonhos, com políticos se oferecendo para comprar seu voto.

Bom gente, eu espero que vocês possam se interessar e ler um pouco mais sobre as histórias, caso ainda não tenham conhecido! Não se esqueçam de me contar como foi a experiência 😉

 Obrigada, beeeijos! 

Sigam-me os bons: Snapchat: nayrosolen ↠ Fanpage ↠ Instagram ↠ Twitter 

5 comentários sobre “3 Peças de Comédia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s