Receita: Petit Gateau!

Fim de semana chegando e a gente já começa a pensar: o que vamos fazer? Sair ou ficar em casa? Balada, cinema ou barzinho? E o mais importante e delicioso: o que e onde comer?

Para aquelas pessoas que, assim como eu, amam ficar em casa agarradinhos com o crush ou que vão pra casa de um amigo fazer ‘’gordices’’com a galera, eu tenho uma ótima dica de sobremesa: PETIT GATEAU DE CHOCOLATE.

21_44_04_487_petit_gateau
Que delícia de sobremesa para o fim de semana!

Sim, essa semana compartilharemos nossa primeira receita aqui no blog. Mas como também temos cultura, antes de dividir com vocês essa delícia, vamos falar um pouco sobre essa maravilhosa sobremesa.

A origem do Petit Gateau é um verdadeiro mistério. Porém há 2 versões que são contadas com mais frequência e dizem ser as mais próximas da realidade. Uma delas diz que foi um acidente ocorrido após um chef americano ter errado a temperatura do forno, fazendo com que os bolinhos ficassem crus no meio e, mesmo após o erro, os clientes teriam amado a receita.

Outra versão da origem da sobremesa é a de que um chef francês teria errado a quantidade de farinha da massa, deixando os tradicionais bolinhos com a massa mais úmida. A única certeza que se tem sobre sua origem, é que foi um erro, sendo o mais certeiro que alguém poderia ter cometido. Desde de sua descoberta até os dias de hoje, o Petit Gateau é considerado um prato típico francês e tem apaixonado as pessoas que provam essa delicia.

No Brasil, a receita foi trazida pela primeira vez por uma chef mineira Bernadette Mascarenhas. Porém, só a partir de 1996, quando o renomado chef (agora também jurado do reality show de gastronomia, Masterchef Brasil) Erick Jacquin modificou a receita, foi que essa sobremesa se popularizou, e hoje é quase que unanime nos cardápios dos grandes restaurantes. E é a receita desse grande, fofinho e amado chef que vou dividir com vocês, claro que com algumas dicas bem preciosas.

INGREDIENTES:

  • 250 g de manteiga sem sal (já usei com sal e fica ótimo também)
  • 300 g de chocolate meio amargo (a questão de ser meio amargo é para não ficar tão enjoativo, mas pode usar o chocolate ao leite se for da sua preferência)
  • 5 ovos inteiros
  • 5 gemas
  • 170 g de açúcar
  • 100 g de farinha de trigo peneirada

MODO DE PREPARO:

Derreta o chocolate e a manteiga, pode ser no micro-ondas ou em banho-maria, o que for melhor para você. Cuidado com a temperatura: vá sempre mexendo durante o preparo o chocolate quente do fundo derrete o do meio e o processo acaba sendo mais rápido e faz com que o chocolate não esquente tanto.

Em uma vasilha junte os ovos, as gemas e o açúcar. Misture bem para formar um creme e para que o açúcar derreta. Junte a mistura do chocolate com a manteiga a essa mistura.

Unte as forminhas com manteiga e polvilhe farinha, se quiser pode também peneirar chocolate em pó, essa receita rende cerca de 12 forminhas. Asse em forno alto, cerca de 240 graus por aproximadamente 7 minutos, vai depender do seu forno. Sirva ainda quente.

DICAS:

  1. Congele os Petit Gateau antes de assar. É quase impossível errar o ponto se colocá-los para assar congelados
  2. Sempre vá olhando o cozimento, mas ele dá um sinal que está pronto quando sobe um pouco nas forminhas
  3. Adicione uma bola de sorvete de creme, ou um de sua preferencia
  4. CUIDADO: preste atenção se o chocolate não está muito quente antes de adicioná-lo à mistura de ovos. Caso esteja, espere esfriar um pouco, pois os ovos podem acabar cozinhando.  Para finalizar peneire a farinha ao poucos.

Espero que tenham gostado da receita e que testem em casa, garanto que não vão se arrepender. Ver os bolinhos escorrendo não tem preço, é uma sensação única, experimente ;*

 

Anúncios

5 comentários sobre “Receita: Petit Gateau!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s