Aprenda a preparar o delicioso Camarão na Moranga!

Hoje é sexta feira, nada de tristeza, pegue papel e caneta que hoje tem RECEITA. Fim de semana ai batendo na sua porta, a dieta só começa na segunda mesmo, então borá fazer gordice, e olha que hoje eu caprichei.

Há 2 semanas eu dividi com vocês uma deliciosa sobremesa, então nada mais justo que hoje irmos para o lado salgado da vida (meu preferido *–*). Lhes apresento o camarão na moranga:

3dc6c253-8333-43b4-ae05-76a054f91507
Parece delicioso, não é mesmo?

O camarão na moranga é um prato típico da região litorânea brasileira, sua descoberta, assim como de outros pratos típicos e saborosos, foi um acidente que deu certo. Acredita-se que durante a travessia de uma ilha para o continente, uma das abóboras moranga, que eram transportada de barco, caiu ao mar e por estar com um furo no lugar do talo ela acabou afundando.

Essa mesma abóbora teria sido encontrada cerca de 5 km a frente, cheia de água e com alguns camarões dentro dela, uma senhora que tinha um restaurante na praia da enseada decidiu cozinhar essa moranga e tirar suas sementes, acrescentando cheiro verde, tomates, alho e outras coisas ao tempero. E assim foi descoberto essa delicia, que hoje faz parte não apenas do nosso litoral, mas da mesa de muitos amantes por camarão, Brasil a dentro.

INGREDIENTES:

  • 1 moranga média
  • 1 quilo de camarão médio
  • 4 limões
  • Sal e pimenta a gosto
  • Azeite
  • 3 tomates
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 copo de requeijão ou catupiry

MODO DE PREPARO:

Enrole a moranga com papel alumínio e leve ao forno até que ela amoleça (cerca de 1 hora em forno médio). Enquanto a abobora cozinha, limpe os camarões e tempere com os 4 limões, sal e pimenta a gosto, reserve. Em uma panela refogue a cebola e o alho, junte os 3 tomates, quando começarem a murchar, acrescente o creme de leite e o requeijão. Em uma frigideira, salteie os camarões rapidamente, apenas até ficarem rosados, junte-os ao molho já preparado.

Após o termino do cozimento da abóbora, abra-a fazendo como se fosse uma tampa na sua superfície. Retire todas as sementes com cuidado e acrescente o molho já pronto, se quiser cubra com queijo ralado e leve ao forno por mais alguns minutos para gratinar.

DICAS:

  • Se estiver com pressa e quiser acelerar o processo, cozinhe a moranga em água fervendo, o sabor fica quase o mesmo, só muda um pouco da aparência.
  • Sempre verifique se seus camarões estão realmente limpos, até porque ninguém quer comer fezes de um animal (ecaaaaa)
  •  Se preferir em saltear os camarões e preparar o molho na mesma panela também fica ótimo. Só tenha cuidado para os camarões não esperarem muito e passarem do ponto
  •  Salteie os camarões por último, assim como a maioria dos frutos do mar, o camarão não espera ninguém e pode acabar ficando borrachudo
  •  O prato fica ainda melhor acompanhado com um arroz branco e uma farofinha bem básica.

E ai, gostaram? Então continuem ligadinhos aqui no blog que sempre vamos compartilhar receitas deliciosa. Se tiverem alguma receita gostosa, manda pra gente ai nos comentários. E desculpem por eu não ter respondido o comentário de vocês ainda, eu li todos e estou amando a interação de vocês comigo, é que a vida esta corrida, mas logo eu vou responder a todos. Obrigada mas uma vez e… BOM APETITE!

bedo1

Um comentário sobre “Aprenda a preparar o delicioso Camarão na Moranga!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s