Aaaah dezembro, você chegou *———*
E com você veio toda a esperança de um ano novo melhor, um mundo com mais amor, o renascimento de Jesus e sim…. as festas lindas de fim de ano que reúnem toda a família! Já vejo os amigos secretos começando a serem sorteados, as famílias comprando passagens para irem à casa da vó e, claro, o cheirinho da comida da ceia ou do almoço de natal.
E é sobre esse assunto que vamos falar nas próximas semanas. Quer coisa melhor que reunir a família em volta da mesa e todos juntos saborear aquela refeição deliciosa, preparada por todos? Então a partir de hoje e até o dia 23 vamos dar excelentes receitas e dicas para fazer da sua ceia de natal (ou o almoço de natal) a melhor de todos os anos.
OBS: vai ter uva passa sim, muuuuita uva passa kkkkk. Mas lembrem sempre: temos a opção de retirar. Também não sou muito fã delas, mas é natal e tem que ter uva passa.
E para abrir com chave de ouro, vamos a uma deliciosa FAROFA.
A origem da farofa é brasileira, ou melhor dizendo, quilombola, onde eles pegavam a farinha de mandioca e misturavam com um pouco de manteiga ou algo mais úmido para ficar mais fácil de ser engolida e digerida. Com o tempo passando, a farofa foi incrementada com outras coisas e assim caiu na boca do povo. Hoje é quase impossível irmos a um churrasco ou uma festa que não tenha a deliciosa farofa.
Um fato engraçado e que merece ser comentado, é que durante as olimpíadas desse ano, os ‘’gringos’’ que experimentavam a nossa farofa, se perguntavam qual o motivo dos brasileiros comerem areia. Sim, nossa deliciosa farofa foi confundida por eles com a areia da praia, rs.
INGREDIENTES:
- 500g de bacon
- 500g de calabresa
- 3 cenouras medias
- 1 cebola
- 1 lata de milho
- 2 pacotes de uva passa
- 4 tomates médios
- 1 limão
- 1 quilo de farinha de mandioca
- Sal e cheiro verde a gosto
MODO DE PREPARO:
Pique o bacon e a calabresa em cubos médios e frite bem, no fogo baixo que é para eles soltarem gordura. Acrescente a cebola picada, em seguidas coloque as cenouras raladas, o milho, as passas e por último o tomate. Acerte o sal e, se quiser e gostar, acrescente cheiro verde de sua preferência, acrescente o suco de um limão para dar um toque de acidez. Ainda no fogo baixo, vá colocando a farinha aos poucos e mexendo bem, para que misture tudo e o calor dê uma leve cozinhada na farinha. Desligue o fogo e sirva morna, ou como achar melhor.
DICAS:
- Se seu bacon e calabresa estiverem muito ‘’magros’’ e não soltarem gordura, você vai precisar acrescentar um pouco de óleo, para que a farofa fique úmida e não ressecada.
- Cuidado com o limão, coloque aos poucos e vá experimentando, queremos apenas um toque de acidez e não uma limonada.
- O tomate solta muita água, é importante que ele vá por último e que não estejam muito maduros, se não nossa farofa vira um bloco de farinha molhado.
- Essa farofa pode ser servida a parte ou dentro do peru ou da ave que forem utilizar, em forma de recheio, garanto que fica maravilhosa também.
Antes de encerrar, gostaria de lembrar que a algumas semanas eu compartilhei com vocês a receita de um salpicão, que também fica ótimo na sua ceia de natal, então se quiserem relembrar, o link está aqui em baixo.
Espero que tenham gostado e que anotem as receitas durante todas essas 4 semanas. No final delas, sua ceia estará completa e cheia de delícias para vocês saborearem, em uma das datas mais especiais do ano.
Gentee como eu adoro farofaa! Deu uma fome agora kkkk
CurtirCurtir
[…] Receitas para sua ceia de natal: Farofa […]
CurtirCurtir